Hospital infantil em Feira oferece tratamento pioneiro na Bahia
Terapia com animais auxilia em tratamentos e traz benefícios aos pacientes
2017-01-15 10:45:55
Da Redação
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo específico utilizar o animal de estimação no contato entre humanos e animais. A TAA é uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado com rígidos critérios de comportamento e saúde é parte integrante do processo de tratamento. É um método alternativo de ajuda terapêutica que ocupa um lugar especial nos tratamentos terapêuticos em diversas patologias. Surge como um catalisador, modificando o ambiente, o cotidiano do tratamento. Aparece como uma possibilidade de expressão dos sentimentos dos pacientes.
O Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou no último dia 9 de janeiro a primeira Terapia Assistida por Animais (TAA). Projeto idealizado pela fisioterapia e pioneiro na Bahia em ambiente hospitalar. Cerca de trinta crianças foram atendidas com a ajuda da cadela Bela e de alguns peixinhos. A equipe multidisciplinar esteve todo o tempo à frente do projeto e está ansiosa para a próxima realização da terapia que será no dia 23 de janeiro. A implantação do projeto de TAA no HEC surgiu da inciativa da fisioterapeuta Itana Nogueira, que atua no hospital desde 2012, e sempre foi amante dos animais. A ideia surgiu ano passado e ao descobrir a existência da TAA, a fisioterapeuta Itana procurou se capacitar através de cursos especializados na terapia. Conseguindo implantar a disciplina de TAA no curso de fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana, onde a mesma leciona a disciplina.
Segundo Itana, logo em seguida ela começou a escrever o projeto de TAA para o HEC, que foi abraçado pela coordenadora de fisioterapia do HEC, Girlane Santiago, toda a equipe e direção do hospital, desde o ano passado estavam trabalhando numa grande parceria e para dar início ao projeto que iniciou neste mês. "Todos nós ficamos envolvidos e muito felizes, todos se empenharam muito para a realização desse projeto e valeu muito a pena porque foi lindo", afirmou entusiasmada a idealizadora do projeto pioneiro.
Segundo a fisioterapeuta especialista em TAA, a ideia é realizar a TAA quinzenalmente. Itana também é dona da cadela Bela, a husky siberiano, de dois anos que está participando da interação animal x paciente no projeto realizado no HEC. A terapia traz benefícios emocionais, motores, psicológicos e sociais. "Para nós fisioterapeutas, a TAA auxilia no alcance dos objetivos motores e funcionais. Com o auxílio dos animais a criança realiza atividades que apenas com a fisioterapia convencional dificilmente realizaria devido à falta de interesse e ânimo causada pela hospitalização e isso é de extrema importância para seu desenvolvimento", afirmou.
A terapia tem que ser feita por um profissional da área de saúde, capacitado para isso. Pode ser feita por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, cada um com um objetivo específico dentro da sua área de atuação. A atividade pode ser feita individual ou em grupo, porém os objetivos são específicos para cada criança de acordo com o objeti
Nenhum comentário:
Postar um comentário